publicado em 29/05/2012 as 19:45

 

1º Edital de Convocação
 

Breve História do Sismusa

 

1991 – O SISMUSA (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) nasce de uma associação de professores municipais, em Santa Helena, em 20 de abril, usando o endereço na Avenida Santa Catarina, esquina com Rua Argentina, 640. Período pós Constituição de 1988, com a conquista do direito dos servidores públicos constituírem sindicatos. Nesse ano os servidores optam pelo regime único onde todos os servidores passaram a ser estatutários, de acordo com a Lei 632/91. É eleita a diretoria provisória por um ano, ficando na presidência o Senhor Alceu Pedro Scheneider.
 
1992 – Funcionamento do Sindicato em sede alugada, na Rua Brasília, 6.065. É eleita nova diretoria para o biênio 1993-1994, ficando na presidência a Senhora Carlienes da Penha de Aguiar Kopsel.
 
1993 – O SISMUSA passa a atender em sede provisória na Avenida Paraná, 1567.
 
1994 - É eleita nova diretoria para o biênio 1995-1996, ficando na presidência o Senhor Alceu Pedro Scheneider. Dia 07 de outubro é criado o FUNPREV (Fundo de Previdência Social dos Servidores de Santa Helena).
 
1995 – Em Assis Chateaubriand aconteceu o primeiro dos muitos fóruns que houve para fundação de federação de servidores.
 
1996 – É eleita nova diretoria para o biênio 1997-1998, ficando reeleito na presidência o Senhor Alceu Pedro Scheneider.
 
1997 – Houve a tentativa frustrada por parte da prefeitura Municipal de reduzir em 50% a contribuição dos servidores para o FUNPREV.
 
1998 – É eleita nova diretoria para o biênio 1999-2000, ficando na presidência a Senhora Iolanda Lourdes Alves.
 
1999 – Conquista do Plano de Carreira e de Remuneração do Magistério do Município de Santa Helena. O estatuto social do SISMUSA sofre reformulação. Em fevereiro, o SISMUSA passa a atender em uma sala alugada junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena. Dia 16 de junho, para comoção dos servidores é extinto o FUNPREV (Fundo de Previdência Social dos Servidores de Santa Helena).
 
2000 – Em outubro, o SISMUSA passa a atender em uma sala alugada na Rua Arnaldo Busato, 330 em frente a Câmara Municipal. É eleita nova diretoria para o biênio 2001-2002, sendo reeleita para a presidência a Senhora Iolanda Lourdes Alves.
 
2001 – O SISMUSA começa a ter programa semanal na Rádio Comunitária Liberdade FM. É fundado a FESMEPAR (Federação dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná).
 
2002 – No mês de maio o SISMUSA instala-se em sua sede própria, localizada na Rua Minas Gerais, 1.654. O estatuto social do SISMUSA sofre reformulação, ficando estabelecido que as novas eleições cumpram mandato de 3 anos, sendo prorrogado o mandato por mais um ano da diretoria biênio 2001-2002.
 
2003 – O estatuto social do SISMUSA sofre reformulação, em função do Art. 2 que necessitava reformulação. É eleita nova diretoria para o triênio 2004-2006, ficando na presidência o Servidor Jerry Antonio Dotto.
 
2004 – SISMUSA firma convênios com diversas empresas do município.
 
2005 - O estatuto social do SISMUSA sofre reformulação.
 
2006 – O SISMUSA passa a funcionar em novo prédio, faltando ainda o término do auditório, bem como a parte externa da obra. Acontece a primeira paralisação dos servidores santa-helenenses. Em novembro é eleita a nova diretoria para o triênio 2007-2009.
 
2007 – Funcionários estão elaborando um novo plano de carreira. O SISMUSA reivindica a realização do concurso público para funcionários dos serviços essenciais, e pedem para que os diretores de escolas sejam eleitos democraticamente.
 
2008 - Concretização de um grande sonho dos servidores públicos, que sempre foi uma das bandeiras do SISMUSA: através da Lei Municipal n° 1.760/2008 foi instituido o PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTA HELENA. Foram reestruturados também o Plano de Cargos do Magistério(Lei Mun. n° 1.761/2008) e o ESTATUTO dos servidores públicos mun.(Lei Mun. n° 1.759/2008). Inicio-se Cursos de aperfeiçoamento para que os servidores possam ter as horas para elevação de níveis de acordo com o Novo Plano de Cargos.
 
2009 - No dia 24 de abril de 2009, ano em que o SISMUSA completa sua maioridade(18 anos de fundação), foi inaugurada sua Nova Sede Própria. Foram realizados vários Cursos de aperfeiçoamento para os servidores. No dia 22/11/2009 realizou-se a eleição da Nova Diretoria para o período de 2009/2012.
 
2010 - Continuação dos Cursos de aperfeiçoamento e acompanhamento da primeira elevação de níveis, que apesar de ter bastante atraso(era pra ser em abril e só foi concretizada em outubro) e ter vários problemas os servidores que fizeram os cursos e passaram nas avaliações tiveram suas elevações. No mês de outubro aconteceu também almoço de confraternização com os servidores em comemoração ao dia do servidor, com sorteio vários de brindes, sendo que cada servidor ganhou também uma cadeira de praia.
 
2011 - O SISMUSA continua investindo em Cursos de aperfeiçoamento trazendo vários cursos para todos os setores. Filiação do SISMUSA a UGT(União Geral dos Trabalhadores).
 
2012 - Realização de Assembléias Ordinária  para prestação de contas e também  Extraordinária onde o estatuto social do SISMUSA sofre reformulação, ficando estabelecido que as novas eleições cumpram mandato de 4 anos, sendo prorrogado o atual mandato por mais um ano, ou seja até novembro de 2013. Continuação de investimento em Cursos de aperfeiçoamento e acompanhamento da segunda elevação de níveis que aconteceram no mês de maio.

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